Meu nome é Cristiane Bastos. Mas como até meus pacientes me chamam de Cris, resolvi deixar apenas como Cris Bastos. Casada, mãe de dois filhos e apaixonada por genética e alimentação desde sempre.
Em 1995 iniciei o curso de Ciências Biológicas na UFRJ, só por causa da paixão por Biologia Molecular, Genética e Bioquímica. Sonhava ser bióloga geneticista. Porém, foram apenas 4 períodos. Desisti no meio do caminho por causa de uma frustração, como era difícil fazer pesquisa naquela época. Ou melhor ainda, continua difícil.
Prestei outro vestibular e ingressei, então, na Nutrição, pois através da alimentação saudável é possível prevenir várias doenças. Sou formada em nutrição desde 2001 pela UERJ.
O consumo alimentar tornou-se parte do meu mestrado, pois o que comemos influência no comportamento, no surgimento de doenças, na interação de nutrientes-nutrientes e nutrientes-medicamento. A formação do hábito alimentar se inicia na infância. Em 2007 conclui o mestrado em Nutrição Humana pela UFRJ, cuja dissertação foi “A comparação do estado nutricional entre pré-escolares das creches públicas e particulares da cidade do Rio de Janeiro”, tornando-me mestre em nutrição humana.
Trabalhei em produção (confecção e fornecimento de alimentação) tanto em hospitais de grande porte quanto para culinária diet e light. Fui nutricionista clínica de hospital público por mais de 15 anos.
Durante essa jornada participei de vários congressos, publiquei artigos científicos e fui colaboradora de um livro (Vigilância nutricional na fase pré-escolar em 2016).
Em 2017, descobri que podia aliar a nutrição com a genética com a finalidade de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Passei dois anos em Londres me especializando nesta área, realizando diversos cursos e seminários em organizações. Ainda faço cursos para manter-me atualizada, uma vez que esta é uma área de constantes avanços científicos.
Em Londres também descobri ser portadora de Endometriose, desde então mergulhei neste universo de sofrimento feminino. O qual impacta na fertilidade de várias mulheres.
A fitoterapia entrou na minha vida para complementar os meus atendimentos, mas sempre levando em consideração que mesmo sendo algo natural também tem suas contraindicações. Por isso iniciei a pós-graduação com conclusão em abril de 2022.
Atualmente, curso o doutorado na UERJ com linha de pesquisa destinada ao conceito DOHaD, sigla em inglês, que significa Origem do desenvolvimento da Saúde e da Doença. Esse conceito também é conhecido como Programação Metabólica. A pré-concepção é extremamente importante para o desenvolvimento da placenta, diminuindo o risco de pré-eclâmpsia, e prevenção do desenvolvimento de doenças crônicas futuras, como obesidade, câncer, diabetes, nos filhos.
Meus pilares de atendimento são:
- Ética
- Conhecimento científico aplicado através da Nutrição da precisão
- Amor ao próximo
- Sinceridade
Estou sempre disposta a aprender, afinal sou curiosa, observadora e investigativa. Não vivo apenas de artigo científico. Amo uma boa leitura, pode ser romance, viagens, moda, culinária, psicologia e artes.
Meu lema é VOCÊ É ÚNICA!!! Você é protagonista da sua vida.
Venha comigo que estou pronta para te ajudar.